25 janeiro, 2016

Playlist da semana #1


Olá, Pessoal!

E lá vamos nós... iniciando mais uma semana! Como vocês encaram a segunda? Eu vou ser sincera, no caminho até a UnB o som vai ligado e assim me empolgo. Tanto no carro, no ônibus, uma caminhada, na bike, uma trilha sonora transforma cada passada em um videoclipe, independente da música.
Vocês sabiam que alguns estudos apontam que a música interfere em alguns circuitos neurais que acabam alterando nossas emoções, e também a nossa noção de segurança ou insegurança? O autor Steven Arthur Pinker é um psicólogo e linguista canadense, que em algumas de suas pesquisas baseadas em sugestões de Darwin, ele buscou entender as emoções provocadas por músicas. E defende que, a música surgiu em função às chamadas de acasalamento de ancestrais. Pinker defende que chamadas emocionais como murmurar, rir, resmungar, gritar; tem um apelo acústico próprio, sons instintivos. E músicas são ricas em chamadas emocionais descritas, onde produz uma serie de estímulos provocando diversas emoções de acordo com a letra da música, ou melodia. Darwin também defende que a música poderia ser anterior a fala, utilizada como linguagem principal de comunicação de ancestrais. (RODRIGUES, Felipe; 2008) É uma das muitas teorias que temos hoje que tentam explicar como a música apresenta tantas influencias aos humanos.
E para iniciar uma semana cheia de fortes emoções, selecionei algumas músicas para inundar seus corpos de estímulos e deixá-la cada vez mais rica e prazerosa.


#Segunda-Feira


#Terça-Feira


#Quarta-Feira


#Quinta-Feira


#Sexta-Feira


#Sábado


#Domingo

Toda segunda-feira terá Playlist!

- RODRIGUES, Felipe. A Fisiologia da música: uma abordagem comparativa; Revista da Biologia; v. 2, Jun. 2008. Disponível em: <http://www.ib.usp.br/~fvrodrigues/files/FVR_Rev_Bio.pdf.>

Nenhum comentário:

Postar um comentário